quinta-feira, novembro 17, 2011

O espetáculo na maquiagem!



Hello aew! :)
Ainda estou viva e bem acabada com trabs e trabs e trabs de faculdade e o que mais der. AI. Vou postar hoje pra vocês um texto que fiz para um trabalho da cadeira de Técnica de Teatro II em que a gente está dando teatro de objetos. O trabalho que fiz foi baseado na maquiagem para os espetáculos infantis. O texto não está muito bem elaborado porque como eu disse é trabs trabs e trabs e um atras do outro. Espero que quem leia dê pitaco :D

--------

O espetáculo na maquiagem!


Para Patrice Pavis no livro Dicionário de Teatro a maquiagem é uma arte cambiante, que transita pelas habilidades de quem maqueia, pelas necessidades e pelas diversas culturas levando o autoral das regiões. Em um dos itens da sua descrição ele aponta a transfiguração do rosto da pessoa para se tornar o personagem, o animado para o inanimado, a caracterização.

A maquiagem veio muito antes da necessidade egípcia de proteger os olhos com o kohl, da idade média em que as mulheres tinham como referencia testas amplas usando alvaiade (produto químico, antigamente era o óxido de chumbo, hoje em dia proibido por ser muito tóxico) para eliminar os pêlos das sobrancelhas e inicio de testa, passando após o uso do produto vitelo cru para aliviar as dores e até mesmo das celebridades que deixavam as suas maquiagens cada vez mais cheia de personalidade e autêntica. Esse tipo de arte chegou com tribos que tinham os seus rituais e misturavam materiais que extraiam da natureza para pintar os corpos juntamente com adornos que poderia modificar o corpo e às vezes no intuito de embelezamento e festividades.

Com o passar dos tempos, a maquiagem foi ficando mais bem elaborada devido a industria cosmética. Os produtos começaram a ter maior variedade e qualidade, a aparência tornou um cartão de visita e as pessoas passaram a procurar formas além da maquiagem para correção de “defeitos”.

Do mesmo jeito que ocorreu mudanças nos produtos de maquiagem, as formas de realizar a maquiagem expandiram, hoje temos maquiagem social (festas), automaquiagem, maquiagem para televisão/cinema (com recursos de High Definition), fotografia (sofre grande influencia da iluminação), fashion, efeito especial e teatrais. Dentro da maquiagem teatral é estudada a relação do claro e escuro, a iluminação cênica, envelhecimento, palhaço, conceito da maquiagem para espetáculo, felinos...

Então desde pequenas as pessoas são inseridas em um universo de contação de historias, seres inanimados, fantasias, fábulas, e outros elementos que expressem criatividade e possa levá-los a estimulação da mesma. Um dos personagens mais presentes na infância da maioria das pessoas é o palhaço, seja o de rua, o de circo ou mesmo na televisão, e o Papai Noel, que tem como principal referencia a barriga e barba que em sua maioria são postiças. É a partir daí que as crianças passam a ter um contato mais direcionado com a maquiagem que transforma o rosto de um individuo e o faz ser quem não é, essa caracterização é necessária para a percepção da criança sobre diversas possibilidades que o mundo permite sempre atentando ao fato de não deixá-las bestializadas.

No teatro existe, algumas vezes, uma dificuldade em atingir a esse público, todos os adultos já foram crianças um dia e após o crescimento ficam sem muito tato para abordar assuntos que era tão presente em suas vidas há pouco tempo atrás. Como se portar diante de um público infantil? Como expressar uma idéia sem necessariamente se transformar em criança? Dá para uma criança entender um adulto? Como não tratar criança com infantilidade?

O diretor e ator de teatro Lourival Andrade Junior comenta sobre o seu pensar em dramaturgia para criança:

“...é sonhar acordado e dizer que o fantástico mora ao seu lado, ou dentro de si. Escrever para crianças é muito mais imaginar através das palavras e sentidos do que amontoar gags e palavrório imbecilizante.”

A maquiagem dentro do teatro é vista como mais um elemento que pode ajudar o aperfeiçoamento do espetáculo, então é de extrema necessidade que a maquiagem que estará em cena seja pensada e conceituada dentro da proposta do espetáculo. Um personagem felino não é criado apenas com bigode e tons amarelados de pancake, não é a recriação do original no rosto do ator que faz uma maquiagem, é exatamente saber o por que de sua existência e como adaptá-la ao que está sendo pedido. Em Recife está acontecendo uma peça de teatro infantil chamada Pluft, O Fantasminha do grupo de teatro Cênicas Cia. de Repertório, Vinicius Vieira, maquiador do espetáculo explica um pouco sobre a sua criação:

“A maquiagem de "Pluft, O Fantasminha..."foi criada depois de vários ensaios assistidos, acompanhamento nos laboratórios para a construção da personagem, diálogo com o encenador e pesquisa na estética dos desenhos animados. Durante os ensaios a expressão facial dos atores foi de fundamental importância para o plano de maquiagem, principalmente os que interpretam os marinheiros João, Julião e Sebastião. O próprio contorno e traços presentes na face deles ajudam a compor a expressão exaustiva e disforme das personagens, valorizando a irregularidade fisionômica de cada um. Essa escolha surge do próprio trabalho de concepção da personagem, que tem vestígios do clown, que usa o que é "tortuoso" em si para potencializar a carga cômica no picadeiro. Assim, podemos perceber que um olho é maior do que o outro, o nariz parece ser desproporcional ao rosto ou sinuoso. Essa estética traz ao espetáculo um aspecto jocoso que remete, ao que já foi citado acima; aos desenhos animados.”

Podemos finalizar com um pensamento de que: Cada novo rosto uma nova possibilidade.

------

Post grandinho neh? Preguicinha de ler neh? É eu bem sei hahahahahaha
Bsossss :)

6 comentários:

  1. Não é só o olhar que expressa emoções.
    A maquiagem também diz muito sobre o que está sentindo!
    Adoreiiiiiiiii...
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc!
    bom fds, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. JA ESTOU SEGUINDO FLOR...
    ME AJUDA E ME SEGUE DE VOLTA TB...

    WWW.MAKEPOPULAR.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu blog e virei seguidora...

    Vira seguidora do meu??

    http://mundo-da-isabella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida.
    Amei o seu blog e estou te seguindo.

    Estou começando um blog e adoraria poder contar com a sua ajuda. Me segu lá:

    pimenta-gosto.blogspot.com

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá você tem aulguma bibliografia sobre maquiagem teatral?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

:)